decoração

O primeiro passo para definir a decoração é pesquisar referências: é preciso, aos poucos, formatar o que vocês gostariam em termos de decoração para ajudar o decorador a elaborar o orçamento dentro das suas especificidades. Visitar o espaço onde o casamento será realizado também ajuda muito, pois você tem opções de “configuração do espaço”: onde colocar lounge, como fica com e sem ambientação (aquelas árvores ou estruturas de ferro com vela espalhadas pelo salão), entrada com diferentes tipos de decoração, etc.

Enquanto vocês vão chegando a um consenso de gosto do casal e das possibilidades de decoração, visite muitos sites de casamento e use e abuse do Pinterest para guardar aquilo que gosta e até compartilhar entre você e seu noivo já que não dá para sentar juntos a toda hora. E acredite: sua ideia de decoração irá mudar algumas vezes! O site da Martha Stewart é ótimo para inspirações.

Pense em detalhes como:

  • Quais cores mais lhe agradam? Você pode tanto escolher somente uma cor para poder brincar com os outros itens de decoração, ou escolher cores diferentes, ou apostas em tons degradês para compor os arranjos.
  • Vocês gostariam de arranjos parecidos ou bastante variados?
  • Vocês preferem um estilo mais clássico ou um estilo mais moderno, com mais misturas?
  • Há a possibilidade de se criar lounges no espaço?
  • Tem alguma peça de decoração que você faz questão de incluir no espaço?

Pensar em qual o seu estilo ajuda na hora de escolher a empresa de decoração já que você verá álbuns dos trabalhos desenvolvidos. No meu caso, por exemplo, tiveram empresas que preferi excluir da “concorrência” por perceber que não entendiam o que eu e meu noivo queríamos (mesmo mostrando fotos e tudo mais). Não por incompetência e sim por se tratar de estilos muito diferentes. É uma questão de gosto pessoal!

Falando em fotos, é muito útil vocês criarem um painel com as decorações (ou estilos) que mais gostarem, para tentarem ‘traduzir’ o que têm em mente. O site The Knot disponibiliza diversos exemplos que podem ajudar e você inclusive pode criar o seu se for membro (o que é gratuito!). Use este painel na conversa com os decoradores que você visitar para ajudar a orientar o portfólio que eles irão te mostrar!

Quando pensar em decoração do espaço da recepção, lembre-se dos itens básicos que serão decorados:

  • Mesa de doces: deve incluir não somente os arranjos mas também as bandejas para doces (a maioria também considera vegetação embaixo da mesa)
  • Mesa de bem-casado: geralmente inclui apenas 01 arranjo grande ou vasos pequenos
  • Mesa de café: geralmente inclui apenas 01 arranjo grande
  • Mesa dos convidados: 01 arranjo por mesa – você saberá o número de mesas por já ter decidido espaço e buffet
  • Pontos de buffet: geralmente inclui apenas 01 arranjo grande
  • Banheiros: geralmente inclui 01 arranjo pequeno por recinto
PS: Para os três primeiros itens é necessário checar com o espaço se eles possuem o mobiliário disponível, caso contrário a empresa de decoração terá de incluir no orçamento.
Opcionais para a decoração incluem: lounge (aqueles bancos de distribuímos no salão), ambientação com árvores de verdade, francesa (aqueles galhos com flores amarradas) ou de ferro com velas – e focos de luz para tais adornos -, decoração da entrada do espaço móbiles espalhados no teto do espaço.

E, assim como temos de fazer com espaço e buffet, visite no mínimo 03 fornecedores para entender mais sobre o tema decoração de casamento, ir explorando novas possibilidades e ideias e, principalmente, ter orçamentos para comparar e argumentos para negociar com cada um. Em relação à forma de pagamento, a maioria pede um sinal de 20% para garantir a data e o 80% restante do valor quitado até 15 dias antes do evento.

Para ver posts relacionados a este tema, recorra à barra de rolagem “categorias” (canto superior direito) para ter acesso a todos os posts sobre decoração.

Quando pensamos em decoração, se a cerimônia não for realizada no local da recepção, também temos de pensar nos detalhes para a igreja – o que nem sempre é tão simples. No meu caso, a igreja demanda que os noivos só trabalhem com os fornecedores cadastrados de forma que novos fornecedores têm de pagar uma taxa para se cadastrar. E não são todos os fornecedores cadastrados no espaço que também são cadastrados na igreja. Claro que vocês podem contratar o fornecedor da igreja para decorar o salão mas, se este não for cadastrado no espaço, pode não conhecer todas as regras e dar algum problema. Enfim, há uma certa matemática a se fazer para ver o que é melhor em cada caso.

Outro ponto é que a decoração da igreja geralmente é dividida entre as noivas que casarão na paróquia naquele dia. Então, a não ser que todos os horários estejam preenchidos quando você estiver para fechar a decoração da recepção, você terá de esperar até três meses antes do casamento para poder fechar o fornecedor de decoração para a igreja.

O que eu estou fazendo: tratando as duas decorações como se fossem coisas isoladas. Estou vendo a decoração só para o espaço e depois vou ver a decoração para a igreja. Se eu conseguir contratar o mesmo fornecedor, ótimo. Caso contrário, paciência. Claro que eu poderia esperar até 3 meses antes do casório para fechar o fornecedor de decoração para o salão, mas há um pequeno detalhe: se o fornecedor não for um empresa que comporte atender alguns casamentos por dia, terei problema de disponibilidade de data das decoradoras para o meu grande dia – sem contar de ter de contratar depois a empresa que todas as noivas concordarem. Então, optei por prevenir a remediar.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s