10 erros mais comuns na organização do casamento: erro 9

Erro 9: deixar o orçamento estourar

O problema: quando você e seu noivo decidiram se casar, vocês sentaram, fizeram as contas, e definiram um orçamento para o casamento (se não o fizeram, faça já!). Vocês definiram o estilo do casamento, fizeram algumas pesquisas de fornecedores, e revisaram esse número. Então, finalmente começaram a planejar… e descobriram que dinheiro não é elástico. Lidar com o orçamento pode ser o pior dos seus pesadelos, mas isso não significa que você precisa desesperar. Pelo contrário, é uma ótima maneira de aprender a fazer escolhas e decidir o que realmente importa.

A solução: se você descobrir que subestimou algumas despesas, não entre em pânico. Já comece o exercício do casamento: sentem juntos e tentem definir uma outra alternativa ou achar uma solução. Você pode desistir de um item, substituí-lo, ou procurar alternativas (e nesse caso colocar a mão na massa meses antes do casamento). Preste atenção aos supérfluos; por exemplo, as forminhas dos doces. Muitas vezes elas podem custar mais que o próprio doce. Então, aceite a forminha da sua doceira (que já é requintada) ou recorra a lojas de atacado que possuem ótimas opções a um bom preço. Outro exemplo é o papel do bem casado: você pode pagar extra por um papel importado e todo desenhado, ou ficar com o papel crepom liso e simples. O buffet pode ser um grande redutor de orçamento: ao invés de servir coquetel e jantar, opte só pelo jantar ou pelo modelo finger food – grande tendência para casamentos. Como eu disse, são escolhas que fazemos.

Além disso, sempre negocie bastante com os fornecedores. Escutei de uma fornecedora parceira que temos mesmo de negociar. Lembre-se: o fornecedor nunca fornecerá um desconto que lhe dê prejuízo, ele sempre tem um limite e inclui uma gordura no preço inicial. Portanto, negocie! Se o fornecedor não quiser negociar preço e você faz questão do serviço dele, tente negociar forma de pagamento. O segredo é fugir de empréstimos… afinal, quem quer começar uma vida nova já com dívidas?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s