massa + recheio + cobertura + decoração = bolo de dar água na boca!

Olhando o site da Martha Stewart esses dias, achei esse material fenomenal sobre bolos! Afinal, sempre pensamos na decoração do bolo, nos noivinhos que colocaremos no topo do bolo, na foto na hora do corte, e deixamos para o final um pequeno detalhe básico: de que sabor vai ser o bolo? Geralmente os buffets têm uma lista de sabores para escolhermos, mas para as noivas que optarem por usar na mesa de doces um bolo de verdade, e não o bolo falso, esse material pode ser extremamente útil! Somente certifique-se que a sua doceira tem todas essas opções disponíveis – o que não te impede de fazer sugestões, afinal o bolo é para vocês e seus convidados.

Qual massa vocês preferem? 

1. Branca Tradicional: é como se fosse o pão-de-ló, aquela massa base que usamos para qualquer bolo. A grande vantagem é que ela combina com qualquer recheio e cobertura.

2. Amarela: é como a branca tradicional, mas com o sabor de baunilha um pouco mais aparente.

3. Amêndoas: é um complemento e pode ser intercalado com a massa branca tradicional. É um pouco menos fofo e combina muito bem com chocolate!

4. Limão: sabor que combina mais com o verão e casamentos durante o dia, na minha opinião. Com essa mala, o destaque é o limão, então tanto o recheio quando a cobertura tem de ser mais básicos, como o merengue (clara em neve com açúcar) ou baunilha.

5. Cenoura: o bolo de cenoura americano é bem diferente do nosso, apresentando uma mistura de sabores do doce, com o picante da noz-moscada e canela e o equilíbrio das castanhas. Está longe de aparecer em casamentos brasileiros, mas quem quiser inovar é uma boa opção. E claro que estas opções também podem ser consideradas para as festas pré-casamento, como o chá de cozinha.

6. Vermelho: não, não é frutas vermelhas mas sim de chocolate tingido de vermelho. O foco aqui é a surpresa da cor ao se cortar o bolo, como naquele bolo com degradê rosa no post sobre bolos diferentes.

7. Mesclado: é o bolo que mistura a massa branca básica com uma massa de chocolate. Surpreendentemente gostoso, combina principalmente com recheio de fruta, de preferência vermelha.

8. Chocolate: acho que dispensa explicações, né? Geralmente acompanha recheio e cobertura de chocolate, mas combina muito bem com damasco, pistache, café e doce de leite.

Qual recheio ou cobertura dão água na boca?

1. Doce de Leite: o campeão de audiência, geralmente acompanha cobertura de merengue.

2. Doce de leite com cream cheese: bastante inusitado, mas delicioso. Fiz um bolo de cenoura essa semana com uma cobertura de cream cheese que ficou de babar. Aliás, eu podia compartilhar a receita aqui, né? Afinal quem casa quer casa e marido bem tratado! O que vocês acham?

3. Ganache de Chocolate: ganache um glacê de chocolate lisinho e macio, também usado como cobertura (complementada com chocolate em pó em cima para dar acabamento), pode dar um bom contraste se complementado com uma fruta ácida.

4. Creme de Limão: não é muito comum aqui no Brasil já que geralmente bolo de limão é coberto co calda de açúcar para tomarmos com café. Pode ser uma combinação legal com chocolate, não?

5. Merengue: geralmente usado para cobrir o bolo, mas no site da Martha Stewart tem uma receita para deixá-lo mais cremoso e propício para recheio, basta acrescentar manteiga. Geralmente usado com um complemento de fruta, para não ficar sem graça.

6. Mousse de Chocolate: porque chocolate sempre dispensa explicações?

7. Geléia Damasco: qualquer tipo de geléia com um sabor marcante deve ficar bom, mas aí a massa tem de ser mais seca ou o bolo ficará molhado em excesso!

8. Creme de Pistache: pistache é uma combinação excelente com chocolate. Apesar de pouco conhecido por nós, é de dar água na boca para quem já experimentou.

9. Creme de Cream Cheese: como já falei, com o bolo de cenoura é a combinação perfeita. Você não vai querer outra coisa! Mas combina também perfeitamente com frutas, é só pensar em todas as possibilidades de Cheesecake que temos. Como vai baunilha, fica uma mistura de azedo com doce que todos se surpreendem!

10. Geléia de Amora: acho que qualquer fruta vermelha fica muito boa em bolo. Só leve em consideração os cuidados do item 7. Acrescentando mais um, fica gostoso combinar a geléia na cobertura com o merengue.

E o que vai dar o toque final?

A decoração do bolo, claro. Afinal tudo o que está escrito acima é o que não podemos esquecer de considerar, esta figura traz o que pensamos em primeiro lugar!

O bolo pode ser decorado com flores de pasta americana (ou até naturais, já vi isso em alguns casamentos), pedaços de côco, pó colorido para dar uma cor e brilho no bolo, chocolate ralado, e outras formas de pasta americana. Aqui é difícil o que não seja possível fazer! É só buscar uma fornecedora caprichosa e com experiência, e buscar referências de sugestões.
.

.

.

.

.

 

Fonte: as figuras e sugestões foram tiradas do site da Martha Stewart. Cliquem nos links para receitas! (http://www.marthastewartweddings.com/230910/amazing-wedding-cakes-101/@center/272453/wedding-cakes#/255320)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s