Outono tem maio, o mês das noivas

Pode não parecer com o calor lá fora, mas desde o dia 20 de março já é outono. Sabe o que isso significa, caras noivas? Que maio, o mês das noivas, está chegando. Mas porque mês das noivas? Dizem que esse mês foi instituído por influência da Igreja Católica, pelo fato de Maio ser o mês da consagração de Maria e da celebração do Dia das Mães. Sendo um mês tão especial para mulheres, é natural que a homenagem às futuras esposas acontecesse no mesmo mês.

Apesar de ser tão famoso, segundo o IBGE maio não é o mês com o maior número de casamentos:mês de festas, 13o salário e calor tornam dezembro um mês mais interessante. Depois vem maio e em seguida os outros meses que são marcados pela primavera (final de setembro, outubro e novembro). Mas, segundo os representantes dos buffets que eu visitei, maio está perdendo seu lugar para esses meses da primavera por causa da temperatura mais agradável.

Agora chega da sessão curiosidades, vamos ao real assunto deste post: quais detalhes devem ser considerados para um casamento no outono?

O primeiro fator que a noiva deve considerar é que o outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno e, como consequência, é possível perceber características dessas duas estações no período e às vezes até em um mesmo dia. Portanto, esteja preparada para calor ou frio no dia do seu casamento e pense em uma estrutura que atenda aos dois climas (se considerar casamento em área externa, por exemplo, pense em colocar aqueles aquecedores em alguns pontos para manter os convidados aquecidos e garantir o conforto e alegria na sua festa). Se você for se casar no sul, sudeste ou centro-oeste do Brasil, o outono geralmente é marcado por pouca chuva, dias mais curtos com luzes mais amenas e vento frio no fim do dia. Já no norte e no nordeste, há um aumento das chuvas e menor variação da temperatura.

Um detalhe importantíssimo que temos de lembrar do outono é essa estação é marcada pela renovação das flores. Ou seja, as folhas caem, as árvores secam, o que diminui as opções de flores. Claro que atualmente as estufas permitem o cultivo de certas flores durante quase todo o ano, mas tudo tem seu preço. Por isso, casar durante o dia em um sítio pode ser uma excelente opção para trazer um pouco mais de natureza para o seu casamento sem pagar mais por isso.

Quando pensamos em outono as cores que vêm à mente são os tons de marrom e ocre, completados por verdes frios e em contraste com amarelos e laranjas. Porém, é possível pensar em outras cores nesta época do ano. Tudo depende do estilo que você quer para o seu casamento: romântico, moderno, rústico…

Além dos tradicionais arranjos, a decoração de um casamento no outono pode contar com folhas colocadas sobre a mesa do bolo, formando uma decoração muito especial. Cestos de cipó, tapetes de sisal e acessórios artesanais podem trazer um bom contraste e complementar a decoração. Iluminação especial para casamentos à noite é mandatório mesmo que o seu casamento comece de tardezinha, já que os dias ficam menores nessa época. E iluminação não só dentro do salão! Para ambientes externos, lanternas e tochas dão um toque especial (em qualquer mês do ano).

E quais são as flores da estação? Abaixo algumas flores da estação, com a sorte de termos orquídeas e tulipas – que na minha humilde opinião são as flores mais bonitas que existem.

Como podem ver, apesar de ser um mês “seco”, as opções não são poucas. Um bom decorador com certeza conseguirá viabilizar um lindo evento em qualquer época do ano. O importante é colocar tudo em contrato, fugindo do texto padrão de “flores nobres da época”. Se quer uma flor específica, escreva. O máximo que pode acontecer é a empresa de decoração pedir para você também identificar uma segunda opção caso a sua primeira opção não seja possível no dia (o que pode sim acontecer, estamos falando da natureza!).

Vestidos de noiva – ou de madrinhas, mães, daminhas e convidadas – mais longos, drapeados, em camadas, com mangas médias ou longas e tecidos mais densos já podem ser usados, em especial para casamentos no final da tarde ou à noite.

O vestido branco da noiva pode trazer detalhes em outras cores como dourado, champanhe e nude. Um tendência em alta é o bolero de renda: você pode optar por menos detalhes no vestido e dar o toque especial com o bolero, que deve ser justo, pelo amor de deus! O bolero tem sido utilizado para substituir as mangas longas já que ele traz a mobilidade de você adaptar o modelo às mudanças de temperatura. Mães, madrinhas e convidadas podem também contar com o bolero, mas echarpe é uma excelente e elegante opção, quando bem utilizado.

Para os homens ternos mais escuros (azul marinho, grafite, chumbo etc.), fraque ou casaca, principalmente para os fins de tarde e noites. Para o dia, as cores podem ser mais claras (como os tons de cinza e azul), mas com tecidos encorpados.

Sim, também há esse detalhe. Sonhamos com esse dia e queremos tudo impecável e em harmonia. Afinal, dependendo da época do ano o nosso apetite desperta para coisa diferentes, não é mesmo? Então, pensar no que está em alta na estação não somente ajuda a economizar como a evitar o desperdício.

Outono e inverno geralmente pedem comidas mais calóricas para manter o corpo aquecido. Ao pensar no acompanhamento para a carne, por exemplo, considere opções como batata, abóbora e mandioca. Um festival de massa pode ser uma opção diferente e interessante. Se o seu cardápio incluir peixe, evite o camarão que está em baixa e opte por peixes como o pintado e o dourado, por exemplo. Para os doces, coco e maracujá estão em alta e são uma boa pedida, creme de papaya como sobremesa também. Se quiser inovar, porque não fazer uma ilha de fondue? (se a festa for para poucos convidados, porque a logística aqui é mais complicada!). O lanche da madrugada pode substituir o famoso carrinho dos sorvetes Rochinha por uma ilha de sopas e cremes.

Enfim, possibilidades não faltam! Não há o que seja impossível no mundo dos casamentos hoje em dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s