Mesa de convidados: decoração tradicional ou ousada?

O grande destaque na decoração da festa de casamento, acredito eu, é a mesa de doces. Apesar de todo o conjunto com seus detalhes ser fundamental, o que geralmente vimos quando entramos no salão é a mesa de doces com toda a sua grandiosidade e cheia de velas e arranjos que devem gerar algum impacto. Apesar de o foco estar aí, não podemos esquecer de todo o resto. Eu, particularmente, gosto de olhar o todo e geralmente me lembro dos detalhes – recentemente visitei um espaço que estava decorado e me lembro de todos os detalhes, mas não me lembro da mesa de doces com a mesma precisão. Sim, curioso eu dizer isso ressaltando que o destaque é a mesa de doces, mas imaginei os convidados entrando. Enfim, chega de enrolação e vamos ao assunto deste post.

Como eu comento na página inicial do tópico Decoração, um dos itens básicos para decoração é a mesa de convidados, que envolve uma infinidade de possibilidades dependendo do gosto do freguês. Como são várias mesas, a diversão pode aumentar caso você opte por fugir do tradicional e ter arranjos diferentes em cada mesa.

Observação importante: independentemente de sua decoração ser tradicional ou ousada, a mesa dos noivos precisa de um diferencial! Não se esqueça desse detalhe.

A decoração tradicional das mesas dos convidados inclui 01 arranjo por mesa, variando entre arranjos altos apoiados em espelho e arranjos baixos, podendo ser arranjos mais volumosos ou menos volumosos. Arranjos mais volumosos encarecem o orçamento, enquanto o contrário te permite pleitear um desconto maior.

As fotos abaixo ilustram dois modelos de arranjos altos e um modelo de arranjo baixo, bastante comuns pelo que vi nas decorações que visitei. Eu, particularmente, prefiro uma decoração mais ousada que dê preferência a buquês menores ao invés de buquês pomposos, dando espaço para ‘brincar’ com outros artifícios como: cor e tamanho do vaso, caminho de mesa ou a toalha de mesa, cachepôs para velas e o que a imaginação permitir.

      

Em relação à paleta de cores pelo que percebi tons de rosa e branco são os campeões de audiência, sendo que há também uma tendência para misturar cores que formem um tom sobre tom (exemplo: amarelo, salmão e laranja).

Eu adoro uma decoração mais ousada que combine o inesperado com a simplicidade. Escolher somente um tom vivo para a flor e combinar com caminhos de mesa estampados e vaso branco, preto ou cores escuras, ou até mesmo vasos transparentes com uma fita de cetim dá um charme singular. Utilizar vasos menores, coloridos e translúcidos com até 5 flores também fica um charme. Começo a ver, também, uma tendência de colocar flores ‘amarronzadas’ ao invés de apenas folhas verdes para encher os buquês. Dá um efeito de deixar qualquer um boquiaberto.

Outra tendência que escutei de algumas decoradoras é diversificar os arranjos nas mesas. Ao invés de termos somente dois modelos, um para arranjo alto e outro para arranjo baixo, podemos ter diversos modelos com vasos e flores diferentes distribuídos nas mesas, mantendo-se apenas a paleta de cores das flores. De falar pode parecer meio brega mas acredite, fica surpreendente!

Confira abaixo alguns modelos nada convencionais e super charmosos (clique na figura para ver outras opções e começar a se inspirar!).

Esses são exemplos de arranjos ‘normais’ que diversificam o modelo clássico. Há diversos outros modos de se diversificar, como por exemplo: colocar algumas folhas dentro de uma torre transparente cheia de água ou em um vaso redondo imitando um aquário, espalhar mais velas que as duas ou quatro que geralmente espalham no espelho também dá um efeito bonito, e há até quem opte por não ter flores mas sim outros objetos na mesa dos convidados (neste caso eu já acho ousado demais, prefiro que tenha uma florzinha).

No meu casamento, como deve ter ficado óbvio, estou optando pelo estilo mais ousado. Com certeza meus convidados virão vasos de cores diferentes e caminhos de mesa modernos, claro que tudo amarrado com a decoração da mesa de doce, bem-casado e café, e a ambientação do espaço.

Deixe um comentário

